Uma carta aos que ficam

28/08/2021

"O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé."

1 João 5:4

 31 de dezembro de 2019, nos preparávamos para mais uma passagem de ano, cada um a seu jeito, seguindo os ritos, costumes e crenças pessoais.

 Aqui no Brasil tudo parecia normal: quem era das listinhas de meta, já estava com as listas finalizadas, quem era de sonhar livremente, já imaginava o que viria, quem é da oração, pedia ao ser divino pelas bênçãos para o novo ano.

 Era mais uma passagem de ano como muitas outras. O que poderia dar errado?

 8 de agosto de 2021, dia em que escrevo esse texto, temos mais de meio milhão de mortos pela pandemia do novo coronavírus apenas no Brasil. Famílias enlutadas, pessoas lutando pela vida nos hospitais, muitos batalhando para se recuperar no pós-covid.

 Embora a vacinação esteja acontecendo em boa parte do mundo, ainda estamos profundamente marcados e machucados por tudo que passamos nos últimos 1 ano e meio.

 Essa reflexão é para você e eu, nós que sobrevivemos, nós que permanecemos aqui. Tivemos nossos corações dilacerados pela perda de pessoas amadas e queridas, sonhos foram atropelados, sofremos e sofremos muito!

 Como continuar? Pra que seguir em frente? Como superar tudo isso?

 Existe esperança para aquele que é nascido de Deus. Ainda que estejamos passando por aflições e lutas, podemos vencer.

 Mas como? Nossa vitória é a nossa fé.

 Porém não é a fé em qualquer coisa, não é uma fé humanista secular.

"Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus."

1 João 5:5

O foco, o alicerce, o alvo, a razão da nossa fé é Jesus, o Filho de Deus. A fé vitoriosa é Cristocêntrica, ou seja, tem em seu cerne o próprio Cristo.

Quando cremos em Jesus, tudo o que Ele conquistou na cruz se torna nosso também. Estar em Cristo é saber que o mal não tem a palavra final.

Se você ainda não acredita nisso, deixe a própria Palavra Viva de Deus falar ao seu coração:

"Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".

Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."

Romanos 8:35-39