Confissões de um ex-desigrejado

27/09/2021


Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor! "

Salmos 122:1

Nasci em "berço evangélico", ou seja, cresci inserido em alguma igreja. Meus pais sempre foram muito ativos e parte da liderança das igrejas que frequentamos juntos e isso foi um exemplo para mim.


Sempre fui envolvido com música, missões e ação social, muito influenciado pelos meus pais e irmãos mais velhos.

Ouvi demais o Salmo 122:1 na abertura dos cultos e, por muito tempo, ele foi bem real para mim. Eu amava estar na igreja, meus melhores amigos estavam lá, aprendia várias coisas importantes, tinha discipulado e até algumas paixonites da adolescência eram parte desse contexto. Tudo ia super bem.


O tempo passou e, aos 17 anos, fiz ETED, a Escola de Treinamento e Discipulado da Missão Jocum (Jovens com uma missão) em Bauru; na sequência, emendei o seminário lá em Minas Gerais. Três anos depois, quando retornei dessa pequena saga, minha mentalidade havia mudado bastante, assim como a igreja que eu frequentava.


Resumindo bastante a história, os conflitos foram inevitáveis e acabaram culminando no meu desligamento da igreja.

Não só a alegria de estar na casa do Senhor tinha ido embora, mas uma raiva e indignação tinham preenchido meu coração. Eu preferia fazer qualquer coisa ao invés de ir para a igreja. Eu queria estar em qualquer outro lugar que não fosse numa igreja.


Na minha fúria, conclui que igreja era um lugar de gente hipócrita, que se importava mais com a aparência do que com o coração, de líderes e pastores que abusavam espiritualmente das pessoas até elas se exaurirem, de gente falsa, de um evangelho de conveniência usado em prol de benefícios próprios, de business em nome de Deus e de tanta outras coisas ruins.


Já ouviu essa história antes? Já se deparou com esse discurso? Está cada vez mais comum, né?


Óbvio que não sou o único e também é óbvio que essa indignação toda tinha e ainda tem um fundo de razão e verdade.


O grande problema é o que tudo isso me causou e pode causar. Sabe por quê? Porque essa é só uma parte da verdade.


Com o passar do tempo distante do convívio da igreja local, minha fé foi sendo minada e eu não tinha com quem conversar a respeito. E embora eu não tivesse nada contra Deus, afinal meu problema era com a igreja, o afastamento da igreja me levou a um afastamento gradativo de Deus.


Note que, se por um lado, nem todos que deixam de frequentar a igreja se afundam aos poucos numa vida errada como eu, também é verdade que nem toda igreja se encaixa no estereótipo que os desigrejados fazem.


Apesar de todos os problemas, a igreja continua sendo a noiva de Cristo e Cristo continua sendo o cabeça da igreja, Aquele que a amou, se entregou e deu a vida por ela (Efésios 5:21-33).


Enquanto eu pregava ódio contra a igreja, Cristo a amava profundamente. Enquanto eu desistia da igreja, Cristo dava a vida por ela. Enquanto eu afrontava, maculava, falava mal da igreja, Cristo a santificava, purificava, tirava suas manchas para torná-la santa e inculpável.


Infelizmente, os falsos pastores, profetas e mestres são uma realidade e eles devem ser confrontados pela Palavra. Só cuidado para não destruir a igreja toda por conta dos picaretas da fé.

Acabar com a igreja para resolver o problema é o mesmo que acabar com a plantação para não ter mais pragas. Não faz sentido, percebe?


Com o passar do tempo, Cristo tem revigorado no meu coração o amor pela Sua igreja. Também me conduziu para uma comunidade de fé imperfeita, mas maravilhosa, que O ama acima de tudo e que faz a Sua obra com muito zelo.


Não sei em qual momento da vida você se encontra, mas garanto, com o aval da Bíblia Sagrada, que estar inserido numa igreja local que serve a Deus genuinamente é algo sobrenatural! Vale a pena demais!


Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

Hebreus 10:25


Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Atos 20:28


Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve;

mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. (Ênfase minha).

1 Timóteo 3:14,15